Vamos mover águas com um filme?

Tipo de atividade

Projeto de continuidade

Período de realização

Ano letivo

Público-alvo

1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Nº máximo de participantes

100

Morada

Estrada do Barcal - Centro de Interpretação de Monsanto

Custo

Gratuito

Marcações para: monsanto.inscricoes@cm-lisboa.pt

Projeto/Iniciativa

Oferta educativa às escolas

Descrição da atividade

Há filmes que nos marcam, que nos fazem pensar, que nos transformam para sempre e que nos dão vontade de agir. Filmes como Águas do Pastaza ou Fools & Dreamers: Regenerating a Native Forest. E muitos mais.

Apreciar (e aprender com) o cinema, cria nos espectadores espaços de diálogo, desperta a sensibilidade e o pensamento crítico sobre a realidade e a utopia.

Através da metodologia da Educação Não Formal e da Educação para os Direitos Humanos e, a partir de um filme escolhido pelos mediadores e os professores ou o grupo-alvo, o diálogo desenvolve-se, utilizando a pedagogia da pergunta, que visa proporcionar às crianças, aos jovens e aos professores acesso a temas como a Sustentabilidade, as Alterações Climáticas ou tantos outros. Proporciona também a experiência da escuta, do olhar demorado, do pensamento e da ação sistémicos e criativos, da discussão de ideias e do despertar dos sentidos. Na última parte da atividade pode  desenvolver-se uma dinâmica de integração experiencial de alguns aspectos despertados pelo filme.

Mais informações em: Vamos mover águas com um filme? | DESCOLA

Entidade Responsável

Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (Parque Florestal de Monsanto)

Área temática

Ecossistemas
Água
Ambiente e Cidade
Energia
Agricultura Urbana
Circularidade
Desafio Climático

Objetivos de desenvolvimento sustentável

04 Educação de qualidade 12 Produção e consumo sustentáveis 13 Ação climática 14 Proteger a vida marinha 15 Proteger a vida terreste
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.