Há filmes que nos marcam, que nos fazem pensar, que nos transformam para sempre e que nos dão vontade de agir. Filmes como Águas do Pastaza ou Fools & Dreamers: Regenerating a Native Forest. E muitos mais.
Apreciar (e aprender com) o cinema, cria nos espectadores espaços de diálogo, desperta a sensibilidade e o pensamento crítico sobre a realidade e a utopia.
Através da metodologia da Educação Não Formal e da Educação para os Direitos Humanos e, a partir de um filme escolhido pelos mediadores e os professores ou o grupo-alvo, o diálogo desenvolve-se, utilizando a pedagogia da pergunta, que visa proporcionar às crianças, aos jovens e aos professores acesso a temas como a Sustentabilidade, as Alterações Climáticas ou tantos outros. Proporciona também a experiência da escuta, do olhar demorado, do pensamento e da ação sistémicos e criativos, da discussão de ideias e do despertar dos sentidos. Na última parte da atividade pode desenvolver-se uma dinâmica de integração experiencial de alguns aspectos despertados pelo filme.
Mais informações em: Vamos mover águas com um filme? | DESCOLA