Água Limpa, Cidade Saudável!
Nesta atividade, vamos mergulhar num tema fundamental para a saúde das cidades e do planeta: a poluição das águas residuais e a importância de tratá-las adequadamente.
Começamos por explorar como o crescimento populacional na Área Metropolitana de Lisboa (AML) desde os anos 50 impactou a qualidade das águas dos rios, do estuário do Tejo e até do mar. Sabias que a falta de saneamento básico tem consequências graves? Vamos ver como a grande Lisboa evoluiu a esse nível desde os anos 60 e como os sistemas de esgotos — residuais e pluviais — funcionam para proteger a nossa água.
Além disso, vamos discutir o que não deve ser descartado pelos esgotos, como os resíduos sólidos, e explorar sistemas alternativos de saneamento que podem ajudar a proteger o meio ambiente.
Para fechar com chave de ouro, faremos uma visita à fito-ETAR do Centro de Interpretação de Monsanto (CIM), onde vamos aprender como ela trata as águas residuais de forma natural, imitando sistemas ecológicos como estuários e zonas húmidas. Depois, exploraremos também a lagoa 2 do CIM, onde o processo de filtragem continua!
Ao longo desta atividade, vais descobrir como o saneamento básico afeta diretamente o lugar onde vives e como os teus comportamentos fazem a diferença para a qualidade da água e do ambiente.
Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular o ODS 6 - Água Potável e Saneamento e o ODS 14 - Proteger a Vida Marinha.
Mais atividades em: Educação Ambiental - Cidadania