O projeto “Escolas Amigas dos Polinizadores” surge como uma extensão do programa "Horta na Escola", com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância vital dos polinizadores. Através desta iniciativa, os alunos e professores vão aprender o que são os polinizadores, as ameaças que enfrentam e, mais importante, como podemos ajudá-los. A proposta é criar corredores de plantas e flores silvestres nas escolas, aumentando os espaços verdes e proporcionando habitats seguros para polinizadores como abelhas e borboletas, promovendo assim a conexão entre biodiversidade e produção hortícola.
Este projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, destacando-se o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 15 (Vida Terrestre). A Câmara Municipal de Lisboa implementa esta atividade como parte de um esforço contínuo para diversificar os temas educativos e reforçar a consciencialização ambiental.
Através desta abordagem prática e divertida, os alunos não só aprendem sobre a biodiversidade que os rodeia, como também desenvolvem uma ligação mais profunda com a natureza, cultivando comportamentos de respeito e proteção dos ecossistemas locais.
Este projeto é dinamizado em parceria com a Quercus e o grupo Jerónimo Martins.
Mais atividades em: Educação Ambiental - Cidadania